Com o aumento das redes sociais, da narrativa baseada em dados e do ciclo de notícias 24 horas por dia, sete dias por semana, a Assessoria de Imprensa evoluiu, permanecendo uma parte relevante de sua estratégia de marketing. A forma como as pessoas se comunicam em todo o mundo mudou drasticamente na última década. Mídias sociais, blogs, influenciadores e televisão criaram um mundo de consumo de notícias 24 horas por dia, sete dias por semana. Portanto, seria fácil descartar uma Assessoria de Imprensa como uma estratégia de marketing arcaica, mas isso seria um erro. 

Como tudo na vida, a Assessoria de Imprensa evoluiu no mundo online do marketing e das relações públicas. De acordo com o relatório Global State of the Media de 2019 da Cision , 65% dos jornalistas acreditam que as métricas de audiência mudaram a forma como avaliam as histórias. Os jornalistas continuam a buscar os profissionais de RP em busca de conteúdo específico para seu público, e esse relacionamento só se tornou mais valioso. 

A chave para se destacar tanto para jornalistas quanto para consumidores é se concentrar na distribuição de um release bem escrito que claramente promova algo significativo e específico. Essas três razões mostram que a Assessoria de Imprensa está muito viva e é benéfico para qualquer estratégia de marketing.

3 razões pelas quais a Assessoria de Imprensa ainda é importante

Os jornalistas encontram-se com menos recursos do que nunca, e sua parceria com profissionais de Assessoria de Imprensa é um recurso valioso. Ao procurar conteúdo de marcas, 71% dos jornalistas consideram os releases e os anúncios de notícias como sua fonte primária. Um comunicado à imprensa relevante e bem escrito mostra que você é proativo e fez sua pesquisa. 

Os profissionais de mídia não têm tempo para examinar centenas de argumentos de venda irrelevantes e releases que nada têm a ver com seu nicho. E, sim, uma proposta e um release são diferentes. Pense em um argumento de venda como um teaser para despertar o interesse de um jornalista. Forneça informações suficientes sobre o que está acontecendo com sua marca para chamar a atenção deles. Os argumentos de venda funcionam bem para atualizações de produtos ou para apresentar um funcionário como um especialista em mídia a ser usado para cotações. Mantenha-o curto, de preferência em uma lista com marcadores, e envie por e-mail. Por outro lado, um release é um relato factual de algo interessante. Seu texto deve fornecer a história completa, incluindo quem, o quê, onde, quando e por quê. Lembre-se sempre de incluir por que suas notícias são importantes, se você deseja chamar a atenção dos jornalistas. 

Os releases funcionam bem para anúncios de pessoal, novas aberturas e lançamentos de produtos. Escrever um release claro e conciso ajuda muito e o ajudará a estabelecer uma relação de confiança com os jornalistas. Lembre-se de que a mídia precisa de argumentos de venda oportunos e relevantes. Eles precisam de informações antes que a notícia aconteça – não depois ou durante – então certifiquem-se de ter as informações prontas para uma rápida reviravolta. Com o tempo, os jornalistas entrarão em contato com você para uma ideia para uma história ou uma citação de um especialista.

 Um release bem escrito, utilizando as práticas recomendadas de SEO para algoritmos de pesquisa, permite que os mecanismos de pesquisa encontrem, correspondam, indexem e classifiquem o seu release. 

Com 63.000 buscas por segundo , ter um release de alto nível no Google e em outros mecanismos de busca oferece maior exposição aos clientes atuais e futuros. Publicações publicadas no PRNewswire.com consideram 2x as visualizações de página como o concorrente mais próximo. Os algoritmos de pesquisa procuram conteúdo bem escrito que incorpora naturalmente palavras-chave e links, portanto, concentre-se no uso de linguagem natural e no fornecimento de links de alta qualidade em seus comunicados à imprensa. 

O uso adequado de palavras-chave, links de qualidade e distribuição consistente permitem que você desenvolva autoridade em um setor. O Google e outros mecanismos de pesquisa procuram e classificam conteúdo de fontes confiáveis. Portanto, poste uma variedade de conteúdo, incluindo releases, geralmente para estabelecer a experiência de sua marca.

3 razões pelas quais a Assessoria de Imprensa ainda é importante

Antes atingindo apenas os jornalistas, agora, por meio de distribuidores de notícias online e da ascensão das mídias sociais, os consumidores têm acesso direto ao seu release online.

A maioria das empresas utiliza os mesmos sites sociais e canais de marca testados e comprovados para se comunicar com os clientes. Distribuir um release bem elaborado oferece a oportunidade de obter uma classificação elevada na pesquisa, chamar a atenção de clientes atuais e potenciais e levar ao envolvimento direto e ao compartilhamento em canais sociais. Você tem a oportunidade de alcançar um público inexplorado que talvez nunca tenha considerado antes.

Enquanto você está nisso, promova diretamente seu release em seus canais de mídia social com multimídia. Os clientes e a mídia são mais propensos a compartilhar multimídia por meio de plataformas sociais do que somente texto. 

A Do Lado da Comunicação é uma agência de comunicação e planejamento estratégico, com uma equipe multidisciplinar, motivada e criativa, que faz as marcas encontrarem seu propósito no mundo.

Somos especializados em Assessoria de Imprensa e Planejamento Estratégico de Comunicação com experiência ampla e com diversas ideias novas. Quer ser mencionado pela mídia? Entre em contato com a gente.

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