Para cada cliente há um planejamento e diversas estratégias são adotadas de acordo com as necessidades, mas há um caminho básico que faz parte do dia a dia da Assessoria de Imprensa e hoje aqui na Do Lado da Comunicação vamos dividir com você, usando a mídia televisiva como exemplo:

Assessoria de Imprensa: Sete passos para colocar o cliente na mídia

1-) Definir o assunto a ser trabalhado – quais informações temos hoje que podem virar notícia, que tenham relevância? A imprensa gosta de contar boas histórias, então vamos dar isso pra ela.

2-) Escrever o release – com o assunto definido, é hora de preparar o material jornalístico, normalmente em formato de texto, que chamamos de release. 

3-) Divulgar para os veículos de comunicação – texto fechado e aprovado pelo cliente, é hora de enviá-lo para a imprensa. É o primeiro contato com os jornalistas que você quer alcançar e ele é feito normalmente por e-mail.

4-) O segundo contato com os jornalistas – como nas redações a demanda é muito grande todos os dias, é importante entrar em contato por telefone caso não haja retorno por e-mail mesmo. É nessa hora que a assessoria aproveita pra vender o peixe de maneira rápida e sucinta. 

Assessoria de Imprensa: Sete passos para colocar o cliente na mídia

5-) Agendar entrevista – peixe vendido, pauta aceita, é hora de alinhar a gravação (pode ser uma aparição ao vivo também). Dia, horário e local são definidos para entrevista com o especialista. Para a composição da matéria entra também a fala da repórter e de um personagem. 

6-) Acompanhar entrevista – é importante que a assessoria acompanhe a entrevista para dar suporte e mais segurança ao cliente, além de receber a equipe da emissora, fazer um contato de bastidor para alinhamento, troca de informações e o que mais for necessário. 

7-) Fazer clipping – Infelizmente, a gravação não garante a veiculação. Por diversas questões uma matéria pode não ir ao ar e, por isso, é importante acompanhar a programação e verificar sempre com a produção a previsão de veiculação. 

Assessoria de Imprensa: Sete passos para colocar o cliente na mídia

A Do Lado da Comunicação é uma agência de comunicação e planejamento estratégico, com uma equipe multidisciplinar, motivada e criativa, que faz as marcas encontrarem seu propósito no mundo.

Somos especializados em Assessoria de Imprensa e Planejamento Estratégico de Comunicação com experiência ampla e com diversas ideias novas. 

Quer ser mencionado pela mídia? Entre em contato com a gente.

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *