Por Caroline da Silva

Assim como qualquer propagador de informação, as assessorias de imprensa também possuem seus obstáculos: os mais conhecidos são as notícias ruins, levando à uma gestão de risco que deve estar sempre preparada para responder prontamente, e a agenda que na maioria das vezes está cheia de compromissos. Com o início do século 21, a indústria da mídia cresceu abruptamente, trazendo maior quantidade de informação e rapidez na propagação da mesma. Porém, atualmente os assessores passaram a enfrentar mais obstáculos.

JOWT Strategic Communications Survey

Uma pesquisa com comunicadores feita pela JOWT Strategic Communications em 2021 mostrou que dos vários desafios que eles enfrentam, as obrigações estão sempre em expansão (35% tocaram nesse assunto) e o fato de ter muitas prioridades (40%) são os mais complicados. Outro problema é a “fome” de clientes por influenciadores, que realmente ajudam as marcas em seu engajamento, mas muitas vezes não se importam com elas e não vestem a camisa de forma efetiva. Além disso, alguns entrevistados comentaram que é difícil lidar com “líderes de negócios que pensam que ótimas comunicações podem solucionar a falta de liderança”.

Marketing Digital é nosso amigo?

Os avanços da tecnologia possibilitaram melhorias para o setor da Comunicação, e nos últimos anos trouxeram o Marketing Digital, que apesar de existir há décadas, ganhou visibilidade só agora, principalmente por causa da existência das redes sociais. Se antes o Marketing tinha a função de vender, hoje ele passa a fornecer experiências, seja por produtos ou serviços, gerando clientes. O que muitos não entendem é que a assessoria não pode ser ofuscada por isso, pois ela complementa essa experiência, além de fazer a gestão de risco, o planejamento estratégico e garantir que o assessorado permaneça na mídia. Não é uma competição, basta saber o momento certo de contratá-los.

Relacionamento saudável com jornalistas

Com a chegada da internet, a quantidade de sites aumentou e além disso eles foram programados para que o consumidor tenha mais facilidade em transitar pela página. Mais ferramentas de comunicação, como o WhatsApp e o Workspace, estão quase substituindo o “cancelado” telefone. Tudo isso traz mais um desafio aos assessores, pois manter um relacionamento saudável com a mídia é fundamental para o assessor, mas com a queda do número de pessoas nas redações e a alta rotatividade nos veículos em função da pandemia foi necessário mais paciência para dialogar de modo saudável e conseguir fechar matérias, além de encontrar a melhor ferramenta para se comunicar com o jornalista requerido. Afinal, a superlotação das caixas de e-mail não é fácil nem para o assessor, nem para o jornalista.

Pandemia e demissão de jornalistas

Ao longo dos anos, o fechamento de vários jornais impressos ocorreu de forma previsível, e para sobreviverem se tornaram 100% digitais. É fato que conseguir uma pauta online pode ser mais fácil e muitas vezes mais vantajoso do que em uma revista ou jornal impresso, mas em contrapartida os impressos e os programas de televisão e rádio estão escolhendo com mais delicadeza as pautas, sendo mais difícil sua publicação.

Mesmo assim, os assessores de imprensa trabalham todos os dias para não se intimidar com todos esses desafios, apenas passando por eles assim como passaram por todos os outros. 

A Do Lado da Comunicação é uma agência de comunicação pronta para encarar esses desafios e mudanças e planejar estrategicamente um plano para seus clientes.

Você quer evoluir e entrar na era do release 4.0? Acha que você ou sua empresa estão ausentes na mídia atualmente? Marque um bate papo com a Do Lado da Comunicação!

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *