Como você descreveria um release? Arcaico? Obsoleto? De forma alguma, simplesmente o release hoje em dia evoluiu, principalmente ao ver como mudou a forma como nos comunicamos nos últimos anos. Hoje, mais do que nunca, vivemos em um mundo onde a informação é consumida a qualquer momento, essencialmente de forma digital, por meio de redes sociais, influenciadores, blogs e páginas da web.

Evolução natural o que é um release 4.0?

Um release é “uma comunicação de um assessor de imprensa emitida para a mídia e outras publicações específicas com o objetivo de informar o público sobre os desenvolvimentos da empresa.” Os motivos para publicar um release são muitos: pode ser que você esteja lançando um novo produto, que tenha ganhado um prêmio, entre outras possibilidades.

Atualmente, os releases precisam ser escritos como um elemento de uma estratégia de marketing de conteúdo mais ampla, com influenciadores digitais de nicho e usuários de mídia social em mente, otimizados para impulsionar o SEO, bem como acessíveis e fáceis de disseminar para gerar engajamento. Este é o release 4.0, uma ferramenta que representa uma grande oportunidade para os profissionais de negócios, marketing e relações públicas atingirem seus objetivos de forma mais ágil e eficiente.

Quais características um release 4.0 deve ter?

Aqui, compartilhamos algumas características de como o release 4.0 é preparado e usado de forma eficaz:

Inclui conteúdo multimídia – os dados da Business Wire indicam que 1 em cada 7 jornalistas considera as fotografias o recurso mais importante, seguido pelos gráficos.

Aumente a visibilidade com otimização de SEO – 19 entre 20 jornalistas usam mecanismos de pesquisa durante seu processo de pesquisa antes de escrever sua história, de acordo com um estudo da Nielsen.

Use o marketing de influenciador – um estudo da McKinsey observa que o “boca a boca” é o fator-chave por trás de até 50% das decisões de compra.

Tornar compartilhável para redes sociais – 48% dos jornalistas se declaram incapazes de realizar seu trabalho sem as redes sociais, pois as utilizam para publicar, divulgar e encontrar novas matérias.

Adaptação

Como você pode ver, essas são apenas algumas dicas para ajudá-lo a obter melhores resultados com um release 4.0. Não se esqueça de que existem recomendações que ainda são válidas, como garantir que sua declaração aborde um assunto de interesse jornalístico ou notícia, bem como distribuir sua newsletter e seu conteúdo aos interessados, e tanto nas mídias tradicionais quanto nas sociais para ter maior cobertura.

Benefícios da adoção de um modelo de release 4.0

É parte integrante da estratégia de marketing de conteúdo.

Divulgar as mensagens da marca em um amplo espectro de canais e plataformas, o que abre maiores possibilidades de obtenção de cobertura.

Mais oportunidades de se relacionar com a mídia, oferecendo conteúdos em diferentes formatos (artigo escrito, infográfico, vídeo, fotos, estudos para download e mais) sobre o mesmo release ou tema.

Maior interação com o consumidor (engajamento), graças à diversidade de formatos nos conteúdos e ainda, são altamente compartilháveis com influenciadores.

Aumente o tráfego para o site da marca ou negócio, por meio da construção de backlinks em sites de terceiros onde o conteúdo é veiculado.

Aumente as oportunidades de geração de leads de vendas, como resultado do maior tráfego na web para a própria mídia da empresa.

Aproveite as novas tendências, hábitos e necessidades que surgem com as novas formas de trabalhar na mídia.

Com o release 4.0 você tem várias oportunidades de captar a atenção deles, gerar uma cobertura valiosa de notícias para o público e dar ampla visibilidade à sua marca, influenciando os resultados do negócio.

Você quer evoluir e entrar na era do release 4.0? Marque um bate papo com a Do Lado da Comunicação por aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *