Não há valor maior para uma empresa do que ter as pessoas falando sobre ela. Onde a publicidade envia uma mensagem fixa pela qual você paga muito bem, a Assessoria de Imprensa cria uma conversa objetiva sobre sua empresa ou marca. A publicidade confere pouca ou nenhuma credibilidade à sua marca, ao passo que uma matéria com a menção do nome da sua empresa em um portal de notícia verificado e confiável é mil vezes mais valiosa.

Toda empresa dever ter uma Assessoria de Imprensa

Se você ponderou os motivos pelos quais pode precisar de uma empresa de Assessoria de Imprensa ou se convenceu dos motivos pelos quais não precisa de uma Assessoria de Imprensa, aqui estão cinco bons motivos pelos quais você vai contratar uma empresa.

1. Competir com seus concorrentes. Nunca houve uma economia mais voltada para o consumidor do que a que vivemos agora, e muitos portais disponíveis para escrever sobre sua empresa.

Seus concorrentes estão lá fora. Você os vê nas notícias e nas redes sociais por um motivo; eles estão trabalhando em relações públicas melhor do que você.

Como disse Barbara Corcoran, a magnata dos negócios de celebridades do Shark Tank. “Se você não está sendo citado na imprensa, está perdendo participação no mercado ao perder os holofotes”. É simples assim.

2. Construir o reconhecimento da marca. Primeiro, vamos deixar bem claro que construir uma marca é uma maratona e não um sprint, o que significa que você deve começar a corrida o mais cedo possível. Os efeitos de longo prazo da visibilidade da mídia crescem com o tempo, na verdade, anos, e isso cria amplificação.

Sua empresa possui uma Assessoria de Imprensa?

Boas relações públicas trabalham em conjunto com outros elementos de sua estratégia geral de marketing, que pode incluir mídia social, eventos ou associações de caridade. É assim que as marcas crescem, com várias conversas sobre seus produtos ao longo de muitos anos. Quando você olha as mudanças que a empresa faz, digamos, ao longo de um período de três anos, que é um bom momento para medir, vai ver uma trajetória. E se a tendência dessa trajetória aumentar, você fez algo certo.

3. Seja relevante. Uma das piores coisas que uma empresa pode fazer é contratar uma empresa de Assessoria de Imprensa por seis meses e depois dispensá-la porque atingiu um objetivo singular. Permanecer relevante significa que editores e escritores estão sempre ouvindo sobre sua marca, então, se você parar de falar, não será mais relevante.

Uma boa estratégia de Assessoria de Imprensa incluirá um processo em várias camadas com diferentes maneiras de criar uma conversa. Isso pode incluir a criação de oportunidades de liderança inovadoras para dar credibilidade à sua equipe executiva, o que significa colocar artigos delineados sobre assuntos em que sua equipe está familiarizada. Isso também pode significar a criação de vídeos ou podcasts em assuntos periféricos, mas relevantes, para chamar a atenção e conversas sobre sua liderança e companhia.

4. Construa uma ponte sobre a linguagem com os jornalistas. Muitas empresas, especialmente as startups, acreditam que podem preparar um argumento de venda e enviá-lo ou pegar o telefone e falar com um editor, e isso deve resolver o problema. Embora eu seja o primeiro a admitir que os publicitários não estão reinventando os portais de tecnologia de transferência da NASA, há uma língua definida pelos jornalistas. É um palavreado curto que vai direto ao ponto e os obriga a ler mais no e-mail. Eles estão procurando por algum motivo para clicar em delete e, a menos que você saiba como evitar isso, terá tração zero.

Outro componente importante é a linguagem e a escrita. Seja honesto consigo mesmo: você é um bom escritor? Você tem um ótimo domínio da língua portuguesa? Os editores, em particular, irão apertar o botão delete no primeiro uso indevido de uma palavra, um erro ortográfico, ou quando chegarem a uma frase estranha ou mutilada. Finalmente, um bom Assessor de Imprensa tem tudo a ver com vendas e os publicitários são, por natureza, sua profissão de vender (sua história) todos os dias.

5. Aumente o seu ROI. O resultado final é diferente para diferentes tipos de empresas. Para uma empresa de biscoitos online, linha de roupas de moda ou marca de beleza, o ROI pode ser direto para as vendas. Mas as vendas não são a única medida de ROI, podem ser o tráfego para o seu site, mais engajamento nas redes sociais, negócios de referência ou até palestras para funcionários seniores. E tenha cuidado com as maravilhas de um sucesso em relações públicas.

Frequentemente, uma empresa se convencerá de que, como as vendas estão em alta, não há necessidade de contratar uma empresa de Assessoria de Imprensa. Cite uma marca importante que não tenha uma empresa de Assessoria de Imprensa ou um profissional de comunicação dedicado internamente. Não existe nenhuma. Existem algumas razões para isso.

Em primeiro lugar, as grandes empresas entendem que as coisas podem dar errado e precisam estar preparadas para reagir à mídia negativa, o que acabará afetando as vendas e a confiança na marca. Por outro lado, quando surgem notícias interessantes e poderosas que são relevantes para o que eles fazem, eles sabem que precisam fazer parte dessa conversa. Finalmente, se você remover a Assessoria de Imprensa da equação, você não será mais relevante, não estará construindo o reconhecimento da marca e certamente não estará enfrentando seus concorrentes.

A Do Lado da Comunicação é a agência certa para atender às suas necessidades.