Há um novo membro bem maneiro no bloco de mídia social: qualquer um que esteja acompanhando o cenário da mídia social atualmente já ouviu falar do Clubhouse – que explodiu em popularidade, especialmente depois que uma série de celebridades, CEOs e influenciadores anunciaram que estão nele . Mas o que é toda essa festa? 

Afinal, os garotos mais velhos do bloco de mídia social já foram os novos garotos da cidade também. Era uma vez, o #Gmail tinha uma longa lista de espera – já que as pessoas ouviam que a suposta capacidade de armazenamento do Gmail ultrapassava o Hotmail da Microsoft e o Yahoo! 

Então veio a era do Whatsapp e, mais recentemente, do Telegram – este último evoluindo para se tornar uma plataforma de engajamento da comunidade, especialmente popular entre a geração do milênio, que estão ansiosos para se conectar com pessoas de mentalidade semelhante. Em seguida, TikTok apareceu, enviando o mundo da internet em um frenesi, enquanto as pessoas incitavam umas às outras para completar todos os tipos de desafios, de flexões intensas a confrontos de dança. 

Onde, então, o Clubhouse se encaixa no quadro geral em meio a todas as outras plataformas de engajamento social existentes? O novo garoto legal veio para ficar ou é apenas mais um canal com mais barulho? É apenas uma moda passageira – o que pode explicar por que o interesse pelo aplicativo diminuiu nas últimas semanas?

Desmistificando o Clubhouse 

O Clubhouse é essencialmente um aplicativo exclusivo que permite que os usuários participem de conversas ao vivo e salas de bate-papo sobre uma variedade de tópicos e interesses diferentes. Simplificando, é uma rede social baseada em áudio, onde as pessoas podem se hospedar e participar de várias conversas. Depois de se inscrever no aplicativo, é possível escolher entre uma variedade de interesses de diferentes chats, com base nas recomendações sobre as salas em que gostaria de participar. 

Atualmente, o Clubhouse está disponível apenas para usuários do iPhone, mediante convite. Isso significa que, infelizmente, no momento em que estou escrevendo esse texto, os usuários que não usam o iPhone não podem entrar no clube e não podem se inscrever, a menos que um convite seja enviado por alguém que já esteja no aplicativo. Os novos usuários do Clubhouse recebem dois créditos de convite – que podem então usar para convidar dois de seus amigos para baixar o aplicativo. Os usuários do Clubhouse poderão ganhar mais créditos de convite à medida que usarem o aplicativo ao longo do tempo. 

Enquanto o Clubhouse inicialmente disparou para a fama à medida que personalidades conhecidas que vão desde magnatas dos negócios a personalidades de programas de TV foram a bordo, o aplicativo potencialmente permite que as marcas obtenham ação adicional de engajamento da comunidade e criem consciência de marca, se elas simplesmente souberem jogar suas cartas da maneira certa. Mas, como com qualquer outra coisa, as marcas não devem apenas aderir cegamente ao movimento do Clubhouse ; eles ainda devem analisar se realmente faz sentido para sua marca adicionar o Clubhouse ao seu mix de marketing de mídia social . 

Principais considerações antes de ingressar no Clubhouse

Talvez uma pergunta que as marcas precisam se fazer seja qual é seu objetivo principal. Eles estão apenas procurando uma câmara de eco – ou estão tentando ter uma comunidade construída sobre um discurso genuíno? Pense no Clubhouse como um cruzamento entre um grupo do Facebook e um podcast ao vivo. É como uma sala de descanso online – mas muito mais casual e pessoal. Ao contrário do Facebook ou Instagram, esta rede social não prospera com conteúdo visual; em vez disso, o Clubhouse é baseado em áudio, quase sem texto. E, ao contrário de um podcast, que é passivo por natureza, o Clubhouse dá às pessoas a capacidade de se inserirem em conversas e fornecer valor real nas discussões. 

Logo após uma conversa, você pode facilmente conectar-se com as pessoas que conheceu na sala. Como qualquer pessoa pode simplesmente entrar na conversa, não há como dizer com quem você se encontrará no aplicativo. Para os profissionais de marketing , essa é uma ótima maneira de se conectar com CEOs e proprietários de negócios – que também podem ser leads em potencial para sua empresa.

Porém, aqui está uma advertência: o Clubhouse pode ser um ótimo meio de construção de relacionamento, mas não foi projetado para operar simplesmente no vácuo. Afinal, a integração é a chave, e as marcas devem pensar em como o Clubhouse pode ampliar as estratégias existentes, especialmente fortalecendo as atividades de engajamento social e comunitário existentes para agregar melhor valor ao mix. Como o Clubhouse é focado em áudio, ainda seria necessário aproveitar plataformas como Facebook e Instagram para envolver os leitores com conteúdo visual atraente. Como as conversas conduzidas nas salas do Clubhouse não podem ser salvas, os profissionais de marketing podem capturar algumas das frases de efeito de seus porta-vozes na sala – e fazer recapitulações e replays nos blogs existentes de suas respectivas marcas, canais do LinkedIn e do Youtube. Outra tática é oferecer descontos especiais em produtos para as pessoas na sala.

Se as marcas serão ou não capazes de otimizar o Clubhouse depende muito de como elas são capazes de integrá-lo em seu mix de marketing . Afinal, cada canal de mídia social tem seu próprio conjunto de recursos exclusivos. E, à medida que os canais de mídia social continuam a evoluir, os profissionais de marketing precisam estar constantemente atualizados com os novos recursos em todos esses canais de mídia social e reavaliar suas táticas de acordo. Por exemplo, com o Facebook sendo dito que está em processo de lançamento de uma nova oferta que poderia ser o rival do Clubhouse no longo prazo – ainda fará sentido estar no Clubhouse ? O tempo dirá, realmente – e é precisamente por isso que os profissionais de marketing precisam reexaminar suas estratégias regularmente.

Quer levar a conversa sobre o Clubhouse adiante e avaliar se faz sentido para sua empresa entrar no movimento? Entre em contato conosco, e nós o ajudaremos a otimizar novos canais para ajudar a rejuvenescer o mix de comunicação de marketing da sua marca !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *